História


Descoberta pelo navegador português Pedro de Sintra em 1460, Serra Leoa era, então, habitada pelos temnes. O nome de Serra Leoa deriva da semelhança que a serra, avistada desde o mar, adquiria com uma leoa vista de longe. Além disso, o trovejar na época das chuvas assemelhava-se ao rugido do animal.
A corrupção dentro do governo e os problemas administrativos nas minas de diamantes foram as principais razões para o início da guerra civil.
Alem da destruição interna, a brutalidade da guerra civil que ocorria na vizinha Libéria foi um fator que trouxe mais instabilidade a Serra Leoa. Charles Taylor, líder da Frente Nacional Patriota da Libéria ajudou Foday Sankoh, um ex-comandante do exército de Serra Leoa, a criar a RUF (Frente Unida Revolucionária).
Como um mês de guerra civil, a RUF controlava grande parte das
províncias ricas em diamantes ao leste.
A eleição foi vencida por Ahmad Tejan Kabbah, do Partido do Povo de Serra Leoa, que conseguiu a maioria dos assentos no parlamento.
Rua de Freetown, capital e maior cidade do país
Os primeiros 6.000 membros da força de paz chegaram em dezembro de 2000, posteriormente o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou o aumento de soldados da tropa de paz para 13.000. Em Maio, o exército da Nigéria deixou o país e as Forças de paz tentaram desarmar a RUF no leste de Serra Leoa. Nem todos os soldados da RUF se entregaram. Alguns fizeram 500 membros da força de paz como reféns.
Novas eleições ocorreram em 2002, quando o presidente Kabbah foi reeleito com 70% dos votos e o seu partido conseguiu a maioria dos assentos no parlamento.